Entre em Contato

Você sabe o que é um Sistema Validável?

Nos últimos meses as consultas e contratações da empresa têm sido bastante focadas em Validação de Sistemas Computadorizados. No entanto, notamos que parte dos clientes que nos procuram não sabem se o Sistema deles é ou não validável. E é justamente sobre esse assunto que vamos tratar hoje: O que, afinal de contas, é um sistema validável?

Antes de mais nada vamos conceituar o que é a Validação de Sistemas: é um processo que consiste em desafiar e documentar um sistema e todo o seu meio ambiente, a fim de garantir e evidenciar que ele atenda a um conjunto de requisitos definidos.

As empresas de saúde, como indústrias farmacêuticas, farmoquímicas, de produtos médicos e hospitalares, cosmética, gases medicinais e toda a sua cadeia de fornecimento e distribuição devem submeter à validação qualquer sistema que impacte nas Boas Práticas (BPx), garantindo assim a segurança do consumidor, a rastreabilidade e integridade das informações, a qualidade do produto ou processo e a qualquer outro quesito de conformidade regulatória.

Muitas pessoas acreditam que comprar um sistema pronto, já validado pela empresa vendedora, garante que este processo não é necessário de ser realizado internamente, o que é um engano muito comum.

O que acontece é que a Validação do Sistema Computadorizado é um processo baseados na geração de documentos, com análise de diferentes fatores que ocorrem dentro da empresa. Desta forma, é necessário sim e fundamental que a empresa implemente a Validação de Sistema Computadorizado, nos termos da legislação em vigor.

Um Sistema validável é aquele que consegue garantir a rastreabilidade das informações, a qualidade dos produtos ou dos processos e o cumprimento das normas das agências reguladoras.

Além de implementar regras de Boas Práticas, a Validação de Sistemas Computadorizados otimiza os trabalhos do dia-a-dia da empresa, refletindo, ainda na redução de custos, melhoria de qualidade dos produtos e contribui para garantir a saúde e segurança do usuário final.

Apesar de muitos acharem que a Validação de Sistemas Computadorizados é de difícil implementação e muito morosa a Titanium Consultoria desenvolveu uma metodologia própria para simplificar os processos, atender aos clientes de forma rápida, segura e de acordo com as normas das principais agências reguladoras, tanto de âmbito nacional (ANVISA), como internacional (FDA, FMEA).

Ficou com alguma dúvida sobre Validação de Sistema Computadorizado? Ligue para a Titanium Consultoria!!

 

 

Escreva um comentário

WhatsApp chat