Entre em Contato

O que é Licença Sanitária e como regularizar sua empresa

A Licença Sanitária (ou Licença de Funcionamento) é exigida para empresas que atuam direta ou indiretamente na área de interesse à saúde, como por exemplo, fabricantes, importadores, distribuidores, armazéns, transportadores, dentre outros, voltados as áreas de alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos químicos, saneantes, produtos para a saúde, correlatos, bens de consumos, etc.

Tal Licença é emitida pela Vigilância Sanitária local, seja ela Municipal ou Estadual, na qual a empresa está sediada, dependendo do nível de descentralização da ações de Vigilância Sanitária de cada Estado e Município Brasileiro.

A obtenção desta Licença é o passo inicial para regularização das empresas perante a ANVISA.

Para a concessão da Licença os fiscais sanitários, baseados na legislação em vigor irão vistoriar os documentos legais da empresa, além de documentos suplementares, infraestrutura, processos, pessoas e documentação sanitária onde irão conceder ou não a permissão da atuação da empresa no mercado.

As empresas vistoriadas são segmentadas pelo grau de risco de sua atuação (alto – médio – baixo), sendo que em algumas delas as exigências são de maior grau e em outras não. É necessário que se faça uma análise minuciosa das atividades da empresa para se constatar qual seu grau de risco e quais as atividades necessárias a serem implementadas.

Após o deferimento da Licença algumas empresas necessitam obter a Autorização de Funcionamento expedida pela ANVISA (mas sobre isso falaremos em outro post).

A obtenção da Licença Sanitária nada mais é do que um processo administrativo que pode ser facilmente superado caso a empresa detenha das informações corretas e se atente a atender as exigências legais de seu mercado de atuação. A Titanium Consultoria é uma empresa gerida por especialistas em Legislação Sanitária e através de seus profissionais de excelência poderá auxiliá-lo no que for necessário para o atendimento desta ou de qualquer outra demanda para regularizar sua empresa perante a ANVISA.

Para solicitação de orçamento utilize nossos canais de atendimento.

contato@titaniumconsultoria.com

Comments 6

  1. Gustavo
    14 de abril de 2021

    Quero abrir uma casa de repouso mais eu queria tirar toda documentação

    1. vanessamascarenhas
      6 de outubro de 2021

      Gustavo, por favor, entre em contato através de um de nossos canais de atendimento:
      Telefone: 11 3854-5940
      E-mail: contato@titaniumconsultoria.com

  2. GISLANE FREITAS
    2 de setembro de 2021

    OLA BOA TARDE , MUDEI DE CNAE HA POUCO TEMPO 4645101, E AGORA PRECISO DE ALVARA DA VIGILANCIA SANITARIA .
    ESTOU TENDO DIFICULDADE PARA ESTE PROCESSO
    GOSTARIA DE SABER COMO FUNCIONA SUA ASSESSORIA
    SOU DE CAMPINAS – SP

    1. vanessamascarenhas
      3 de setembro de 2021

      Gislaine, bom dia!
      Nossa área comercial acabou de entrar em contato com você via e-mail.

Escreva um comentário

WhatsApp chat