Entre em Contato

Autorização de Funcionamento ANVISA – O que é e quem precisa

Para que uma empresa de produtos de interesse à saúde possa atuar no Brasil é necessário que esteja regularizada perante às normativas sanitárias.

Conforme vimos anteriormente no post sobre Licença Sanitária, a solicitação de Autorização de Funcionamento (AFE) é o passo final para a regularização do estabelecimento junto à ANVISA.

A AFE é exigida das empresas que realizam atividades de armazenamento, distribuição, embalagem, expedição, exportação, extração, fabricação, fracionamento, importação, produção, purificação, reembalagem, síntese, transformação e transporte de medicamentos e insumos farmacêuticos destinados a uso humano, cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumes, saneantes, envase ou enchimento de gases medicinais e produtos para a saúde.

Para que se possa requerer tal autorização perante o órgão regulamentador a empresa deverá estar apta, atendendo aos requisitos sanitários para atuação no mercado, apresentando através de dossiê técnico comprovações de que efetivamente cumpre as normas vigentes. Tal análise é realizada pelo órgão federal através da protocolização do referido dossiê acompanhado da comprovação de recolhimento de uma taxa administrativa, a qual varia de acordo com o porte e segmento da empresa.

De acordo com a legislação vigente a empresa que não possuir Autorização de Funcionamento cometerá infração sanitária e estará sujeita a penalidades, que podem ser desde advertência, multa, cancelamento da Licença Sanitária e até interdição do estabelecimento.

Referência no mercado de atuação, dirigida por uma das maiores especialistas em Legislação Sanitária e com profissionais com mais de 30 anos de mercado, a Titanium Consultoria poderá auxiliar sua empresa nesta empreitada. Entre em contato através de nossos canais de atendimento!

Comments 11

  1. Felipe Arnoldo
    19 de junho de 2020

    Licença para uma pequena fabrica de cosmeticos, qual seriam os primeiros passos?

  2. 25 de junho de 2020

    Sr. Felipe,

    Agradecemos o contato e interesse em conhecer os trabalhos da Titanium Consultoria.

    Acabamos de lhe enviar um e-mail com as informações necessárias.

    Ficamos à disposição para melhor atendê-lo, seja através de nosso e-mail de contato ou pelo atendimento via WhatsApp.

    Um abraço,

    ELAINE CRISTINA
    Assistente de Atendimento Web – Titanium Consultoria

  3. Felipe José
    1 de julho de 2020

    Estou iniciando a produção de cosméticos (Perfumes/Aromatizantes/Hidratantes entre outros) gostaria de saber valores e como conseguir as devidas licenças de produção!

    1. 3 de julho de 2020

      Sr. Felipe,

      Agradecemos o contato e interesse em conhecer os trabalhos da Titanium Consultoria.

      Acabamos de lhe enviar um e-mail com as informações necessárias.

      Ficamos à disposição para melhor atendê-lo, seja através de nosso e-mail de contato ou pelo atendimento via WhatsApp.

      Um abraço,

      ELAINE CRISTINA
      Assistente de Atendimento Web – Titanium Consultoria

  4. Fabio Bazarim
    8 de junho de 2021

    Bom dia, Tenho uma empresa de licitações publicas, entre alguns produtos vendemos mascaras e luvas, necessito de AFE e alvará sanitario, porem, tenho apenas um escritorio, somos apenas um elo entre as fabricas e os orgãos e estou sendo penalizado em algumas licitações por nao ter o documento.

    Qual o custo para isto? qual a documentação necessaria para dar entrada?

    1. vanessamascarenhas
      6 de outubro de 2021

      Fábio, por favor, entre em contato com nosso time de especialistas através de nossos canais de comunicação e prepararemos uma proposta para você.

  5. Ademar Faria
    26 de agosto de 2021

    Boa noite, estou precisando de fazer AFE para venda de saneantes, pois trabalho com licitações públicas e nos editais pedem esse documento.

    Como fazer?

    1. vanessamascarenhas
      6 de outubro de 2021

      Ademar, agradecemos o contato.
      Nosso time entrará em contato com você.

  6. Klaus
    19 de novembro de 2021

    Olá, tenho a mesma situação descrita acima por Fabio Bazarim:
    Tenho uma empresa de licitações publicas, entre alguns produtos vendemos álcool liquido e gel e sabonete líquido. Necessito de AFE e alvará sanitário, porem, tenho apenas um escritório, somos apenas um elo entre as fabricas e os órgãos e estou sendo penalizado em algumas licitações por não ter o documento.

    Qual o custo para isto? Qual a documentação necessária para dar entrada?

  7. Marcela
    15 de fevereiro de 2022

    Um hospital oftalmologico e um hospital dia necessita de AFE?

Escreva um comentário

WhatsApp chat